A Baía de Guaratuba
- Loriane Cavichiolo
- 22 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de ago. de 2023
Santuário ecológico com inúmeras ilhas, mangues e rios.
A Baía de Guaratuba nos presenteia com sua natureza exuberante!

Situada no litoral sul do Paraná. É a segunda maior do estado, depois da Baía de Paranaguá.
Existem várias ilhas na baía, entre as quais pode-se citar a Ilha do Capim e a Ilha da Sepultura.
Uma das formas de se chegar ao Balneário de Guaratuba, é atravessando a baía, pelo ferry-boat, ou balsa. O trajeto costuma ser bem prazeroso, com belas paisagens. O trecho é curto, mas é possível contemplar a Serra do Mar e os atrativos dos municípios de Matinhos e Guaratuba.
O pôr do sol costuma ser um atrativo à parte, nos contornos da Serra do Mar.
A Baía e a APA de Guaratuba
A Baía de Guaratuba tem uma área equivalente a 5.000 campos de futebol. E é um santuário de várias espécies de aves e animais. O local, onde deságuam 16 rios, é ideal para a prática de wakeboard, windsurf, mergulho e pesca.
A Baía faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental) de Guaratuba, que engloba todo o município de Guaratuba e parte dos municípios de Matinhos, Tijucas do Sul, São José dos Pinhais e Morretes, no Paraná.
Criada em 1992, a APA de Guaratuba foi designada como Sítio Ramsar, área úmida de importância internacional em 2017, a partir de uma demanda da ONG Mater Natura e de pesquisadores da região. E tem como objetivo compatibilizar o uso racional dos recursos ambientais da região e a ocupação ordenada do solo, proteger a rede hídrica, os remanescentes de Floresta Atlântica e de manguezais, os sítios arqueológicos e a diversidade da fauna, bem como disciplinar o uso turístico e garantir a qualidade de vida das comunidades caiçaras e da população local.
A fauna da APA apresenta grande diversidade: são 64 mamíferos terrestres somente na planície litorânea; tais como a lontra, a paca, o ouriço, entre outros. Entre as aves está o bicudinho-do-brejo. A APA de Guaratuba encontra-se inserida na região fitogeográfica denominada “Mata Atlântica” e tem índices significativos com relação à conservação ambiental. O manguezal e os campos salinos, por emoldurarem praticamente toda a baía e boa parte de seus tributários, representam um papel fundamental no equilíbrio deste complexo estuarino.
A Baía de Guaratuba abriga um dos maiores remanescentes de áreas úmidas preservadas do país.
São 40mil hectares em bom estado de conservação.
Áreas úmidas são: manguezais, áreas estuarinas, brejos, várzeas e banhados. E são fundamentais para o equilíbrio ecológico. É nosso dever cuidar desse ecossistema, para cuidar do equilíbrio ambiental como um todo.

コメント